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Você está
criando valor ou matando sua empresa?

Embora o objetivo da maioria dos empresários seja a criação
de valor para a sua empresa, muitos, inadvertidamente ou inconscientemente tomam
medidas que acabam reduzindo muito o próprio patrimônio.
Muitos empresários se enganam acreditando que as Receitas são o grande valor da empresa,
mas não são. Dê uma olhada no histórico das empresas e compare o crescimento da
receita com o crescimento do valor da empresa. Facilmente você vai constatar
que a receita cresce muito mais que o valor da empresa. O aumento das vendas
por si só raramente se traduz em valor.
Então lembre-se: Vendas
não criam valor para a empresa, o que você faz e como você faz é o que cria
valor.
Quando se trata de criar valor para a empresa, o que você
faz importa, o negócio que você está importa, a recorrência da sua receita e
vários outros fatores que muitas vezes são esquecidos, é o que realmente
importa.

Outro fator importante muitas vezes esquecido pelos
empresários é que o valor da empresa não é baseado apenas no desempenho passado.
Aliás o desempenho passado serve apenas como parâmetro de tendência para sustentar
a razoabilidade das projeções do desempenho futuro.
O que os ativos da
sua empresa
podem gerar no futuro é o que realmente importa e cria valor.
Então, quais são esses ativos importantes, que vão garantir
ou destruir o valor e o futuro da sua empresa?
Alguns deles são:
  •     Estrutura
    Societária Simples –
    Por diversas razões, algumas empresas têm uma
    estrutura societária complicada. Várias empresas e vários acionistas
    minoritários na estrutura são um fator que desvaloriza a empresa e dificulta a
    entrada de investidores ou financiadores. Na verdade, a grande maioria dos negócios
    familiar tem estruturas societárias complicadas. Independentemente de como essas
    estruturas se formaram ao longo do tempo é fundamental organizar e simplificar
    essas estruturas para criar valor para sua empresa. As estruturas societárias
    complicadas criam muitas vezes objetivos conflitantes e disputas, criam direitos
    de voto complicados que dificultam a tomada de decisões e muitas outras
    complicações que o investidor não precisa e não quer se envolver.

  •      Transparência
    Administrativa –
    Esse é outro ativo fundamental, que todos investidores procuram,
    e por isso agrega muito valor a sua empresa. A transparência na administração,
    e nas demonstrações financeiras, são ingredientes essências e impactam
    significativamente na performance futura da empresa.

  •      Recursos
    Humanos.
    Os seu time gerencial agrega muito valor a sua empresa. Ter uma
    time gerencial capacitado, idôneo e comprometido com a empresa agrega muito
    valor pois e um dos principais ingredientes para a performance futura.
  •           Aquisições
    oportunistas.
    Infelizmente a realidade é que a maioria das aquisições não
    funcionam. A maioria das empresas não sabem como integrar aquisições, porque a
    maioria das empresas não sabem o que estão comprando realmente. Ainda mais não
    sabem como aproveitar essas aquisições em valor futuro – mesmo quando eles são
    parte de um plano estratégico de crescimento. Muitas vezes as empresas fazem
    aquisições para aumentar receita pensando que vão aumentar o valor da sua
    empresa. Pode ser uma boa estratégia se você conseguir comprar por um valor
    baixo, mas não deixe de considerar todos os custos e dificuldades de fazer a
    aquisição funcionar.

  •      Contratos
    recorrentes e de longo prazo.
    – Ter contratos recorrentes agregam muito
    valor a empresas, mas para isso os contratos tem que ter clausulas que protejam
    a empresa do fácil cancelamento. Contratos que podem ser cancelados em 30 dias
    sem nenhuma penalidade, não agregam muito valor.
  •      Produtos
    com tecnologia de ponta.
    – Ter produtos ou atuar em setores que representam
    as tecnologias do futuro é fundamental. Se você é uma empresa de software por
    exemplo, de nada adianta ter um excelente produto, de uma tecnologia totalmente
    ultrapassada. Muitas vezes o custo da atualização tecnológica, inviabiliza o
    futuro do produto e da empresa.
  •      Saúde
    Financeira. –
    Pode parecer contraditório e paradoxal, mas a grande maioria
    das empresas começa a procura por investidores na hora errada. As empresas
    costumam procurar por investidores e por financiamentos quando a situação
    financeira não é das melhores,
    quando na
    verdade a melhor época para conseguir dinheiro é quando você não precisa dele
    .
    Vender sua empresa quando ela está com uma
    boa saúde financeira e com bons indicadores de performance e a hora certa e é quando sua empresa vale mais.

    Buscar um investidor quando a empresa está
    em situação financeira difícil muitas vezes é a única solução, mas com certeza
    a fragilidade da situação vai reduzir significativamente o valor de sua
    empresa.

    A vantagem de pedir o dinheiro quando você
    não precisa é que além do custo de capital ser muito mais barato, ele ajuda a
    utilizar suas linhas de crédito e ativos ao máximo e o capital adicional vai
    alavancar os negócios e gerar mais crescimento futuro.

O futuro é o que importa. O futuro é o que
forma valor para sua empresa, e se preparar para o futuro e a melhor forma de
criar valor para sua empresa. Corrigir esses fatores que reduzem o valor de sua
empresa levam tempo e muito trabalho. Comece
o quanto antes.





Autor: Klaus Ehmke
Akurat Consultoria Empresarial

Post Author: Akurat

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